domingo, 28 de março de 2010

VAMOS AO JALAN JALAN By Flávia de Gusmão Jornal do Comercio


Consomé rouge com souflé marfim, do restaurante Jalan Jalan
Foto: Alexandre Belém/JC Imagem

A caruaruense Karyna Maranhão, 29 anos, é uma explosão. Esta afirmação, logo no início de uma resenha sobre restaurante, é fundamental para explicar a própria razão de ser da mais nova casa da cidade: o Jalan Jalan. O nome misterioso fez muita gente pensar que se tratava de um tailandês – nada a ver. Seu cardápio tem tudo a ver com a personalidade buliçosa da proprietária (que já comanda duas franquias na sua cidade natal – o Sushi Mi e o Chinatown) e suas andanças pelo mundo. Jalan Jalan, em balinês, significa algo como “vamos”, “anda”, “vem comigo” e foi uma das poucas expressões que ela aprendeu nas visitas àquela ilha da Indonésia, palco de sua primeira viagem internacional com destino à sua lua de mel.

Aprendeu pouco, mas comprou muito. Todas as peças que hoje ocupam demasiadamente o espaço são frutos daquilo que ela mesma define como “compulsão”. O resultado é que, dentro do projeto arquitetônico assinado por Henrique Espósito, esta paixão foi transmitida de uma forma perfeita. Proposital e charmosamente exagerada.

Além de declarada devoção pela culinária doméstica – destinada ao marido, filhos e amigos – Karyna é formada em gastronomia pela Universo e poderia ter assumido as panelas do Jalan Jalan mas, com a consciência de que “quem cozinha não administra”, colocou à frente a talentosíssima Sofia Mota, destaque da nova geração de chefs cujo nome já merece ser escrito com letras maiúsculas.

Com o menu funcionou mais ou menos a lógica de querer estar em todos lugares ao mesmo tempo. O que vemos ali é uma volta ao mundo com algumas paradas estratégicas, nas asas da culinária contemporânea. Assim como não resiste a objetos e obras de arte, temperos exóticos são seu ponto fraco. Curry defumado da Patagônia, sal vulcânico, flor de sal de Guérande, azeites especiais, queijo da Serra da Estrela, tudo o que um dia foi para uso próprio agora passa a constar no cardápio, em forma de pratos. É por isso que ela pretende manter a mobilidade do menu, exaltando um país a cada ocasião. “Este restaurante é, para mim, como uma lembrança de viagem”, explica Karyna.

Um menu extenso, que parece jogar poeira nos olhos da gente – ficamos zonzos por um tempo: Carpaccio de haddock com chantilly de limão (impecável), Panelinha de shimeji, alho-poró e requeijão (leve e estimulante), Nhoque na panelinha com ragu de lingüiça e lascas de parmesão (Comfort food), robalo crostado em coco com dueto da terra (equilíbrio perfeito), medalhão de porco ao molho Dijon aromatizado com laranja servido com gateau de maçã (sem palavras).

Serviço
Jalan Jalan ? Rua Desembargador João Paes, 4.510, Boa Viagem, fone: 3325-2178. Jantar de terça a sábado, a partir das 19h. Abre para o almoço às quintas, sextas e domingos, das 12h às 15h. Aceita Dinners, Master e Visa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

RESTAURANTE

RESTAURANTE
JALAN JALAN SIGNIFICA EM BALINÊS: CAMINHAR, ANDAR, CAMINHOS.