domingo, 28 de março de 2010

Karynna propõe uma cozinha multicultural num ambiente cheio de referências. Foto: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press

A empresária Karynna Maranhão, do Jalan Jalan, em Boa Viagem, preserva o espírito aventureiro no comando da cozinha e da família


O cenário do casamento foi paradisíaco. Na beira da praia, em Bali, uma ilha na Indonésia. Karynna Maranhão lembra como se fosse hoje, a despeito de já terem passado 10 anos - do cheiro de incenso que se espalhava a partir das oferendas aos deuses, colocadas nas portas das casas. A recordação do marido deve ser outra.

Foi ainda na lua-de-mel que ele, surfista, reafirmou o seu amor. "Eu o convenci a vender as duas pranchas que ele tinha levado", conta. O motivo? Trazer lembranças e utensílios de cozinha nas capas que recobriam as pranchas. "Trouxe máscaras, estátuas, coisas de cozinha. As capas voltaram abarrotadas", lembra.

Nas viagens que se seguiram àquela, pela Europa, América do Sul, Karynna garimpava copos, talheres, pratos, vasos, esculturas. Chegou a um tal ponto que a sua casa estava abarrotada. Hoje, todas essas referências do mundo estão no restaurante Jalan Jalan que, em balinês (claro!), que dizer "caminhar, caminhar"; e se propõe a praticar uma cozinha multicultural e sofisticada. Assim como são as comidinhas feitas pela própria Karynna. Ou melhor, "comidinhas" não é um bom termo. Já que, mesmo na madrugada, depois de voltar de um show com o marido, ela não sabe preparar um macarrão instantâneo. "É um prazer! Vou para a cozinha fazer um jantar, de verdade, uma massa com molho fresco, um filé alto, arroz perfumado com limão".

O marido, ela mesma assume, já está "mal-acostumado". E os filhos - os gêmeos Pedro e João Henrique, de oito anos - seguem a mesma linha. Sorte das futuras noras. "Adoro massa fresca. Comprei uma máquina manual, para eles me ajudarem. É mais um momento com os meus filhos. Toda quinta-feira, por exemplo, fazemos um jantar em família. Gosto muito. Na minha casa, não tem isso de cada um se servir. Lá sempre tem mesa montada, vela. É assim que os meninos estão sendo criados". Quando decide cozinhar, ela mesma compra os ingredientes. Gosta de selecionar, da perfeição e precisão que vão ajudá-la depois, na hora da receita. "Isso não é difícil. Mas a pessoa tem que sentir prazer".

No Jalan Jalan, no entanto, ela preferiu não ser a responsável direta pela cozinha. Confiou a tarefa à Sofia Mota, uma jovem chef talentosa e calma - para contrastar com o seu temperamento elétrico. Antes da casa em Boa Viagem, Karynna já comandava duas franquias de restaurantes em Caruaru, sua cidade natal, o Sushi Mi e o Chinatown. O seu cotidiano reflete uma mulher contemporânea - que adora a cozinha, cuida dos filhos, do marido, da casa, da empresa. E ainda faz ginástica.

Fantasia de coco
(Mousse de coco com compota de morango e gomas de graviola fresca. Rendimento: 4 porções)

Mousse de coco
Ingredientes:
- 200 ml de leite de coco
- 300 ml de creme de leite fresco
- 50 g de açúcar
- 50 g de coco ralado fresco
- 15 g de gelatina sem sabor (dissolvida como manda a embalagem)
- Gomos de graviola fresca para montagem

Modo de fazer: Bata o creme de leite em chantilly, reserve na geladeira. No liquidificador bata o leite de coco com o açúcar e a gelatina, misture delicadamente ao chantilly e ao coco ralado. Leve a geladeira por três horas.

Compota de morango
1 bandeja de morangos
100 g de açúcar

Pique os morangos em cubos e leve ao fogo baixo com o açúcar, quando levantar fervura desligue e leve a geladeira.

Farofa :
- 50 g de leite em pó
- 15 g de açúcar
Numa frigideira, leve ao fogo baixo o leite e o açúcar, mexendo sempre até que o açúcar caramelise o leite.

Montagem:
No centro de um prato, disponha compota de morango com o auxílio de duas colheres de sopa. Boleie um pouco da mousse de coco, disponha emcima cinco gomos de graviola e, ao lado, um pouco da farofa. Sirva imediatamente.
site restaurante jalan -www.jalanjalan.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

RESTAURANTE

RESTAURANTE
JALAN JALAN SIGNIFICA EM BALINÊS: CAMINHAR, ANDAR, CAMINHOS.