domingo, 28 de março de 2010

Pérolas de açúcar -By Wanessa Lins Jornal Folha Sabore

“O brasileiro nunca recusou adoçar a boca depois de salgar o estômago”, já dizia o folclorista e autor do livro “História da alimentação do Brasil”, Câmara Cascudo. Com uma cultura talhada na cana-de-açúcar, o pernambucano aprendeu, como poucos pares de povos, a criar uma gastronomia baseada na sua principal matéria-prima. Os petit fours, delicados biscoitinhos de origem francesa, servidos em um chá da tarde, ou com café após as refeições, são verdadeiros ícones da culinária açucareira e traduzem o modus vivendi do pernambucano em fazer pequenos doces para oferecer aos seus convidados. Gesto muito mais simbólico e carinhoso do que parece, pois é exigido um trabalho digno de artesão para a confecção desses acepipes. Neta de doceira, a chef Sofia Mota, do Jalan Jalan, abre o savoir-faire de família, e nos revela receitas desses biscoitinhos que fecham qualquer refeição com muito charme. A chef parte da fórmula mais simples, a 1, 2, 3, como base para chegar aos petir fours mais elaborados, utilizando ingredientes como canela, nozes, café, chocolate e castanha. O resultado é a memória afetiva aguçada, que nos remete ao gosto doce da infância.


Receitas



1,2,3 ou biscoito segredo



Ingredientes: 100g de açúcar refinado, 200g de manteiga com sal, 300g de trigo sem fermento



Preparo: Misture todos os ingredientes e faça bolinhas. Em seguida, amasse-as com um garfo, ponha em forno preaquecido 180ºC, até que fique dourado.



Petit four de canela



Faça a massa 1, 2, 3, divida em duas partes, e acrescente canela em pó em uma das metades. Com um rolo, abra um retângulo fino da massa básica. Por cima, no mesmo tamanho e espessura, ponha a massa de canela. Enrole como um rocambole e corte com uma faca afiada em fatias finas. Disponha essas fatias em um tabuleiro e asse até dourar.



Petit four de nozes com doce de leite



Faça massa 1, 2, 3, e acrescente 50g de farinha de nozes. Faça bolinhas de tamanhos iguais. Com o dedo indicador, pressione o centro das bolinhas e ponha doce de leite, disponha uma bolinha sobre a outra, fechando o biscoitinho. Asse em forno até que doure. Ainda morno, passe no açúcar impalpável e logo no cristal.



Petit four de caPpuccino



Faça a massa 1, 2, 3, e adicione uma colher de chá de canela em pó, e duas de café em pó solúvel. Faça bolinhas e, ao centro, ponha um grão de café. Asse em forno preaquecido (150ºC) até dourar. Atenção para não passar do ponto, e o café não amargar.



Petit four com gotinha belga



Com a massa 1, 2, 3, faça bolinhas e, ao centro, disponha uma gotinha de chocolate belga. Passe no açúcar cristal e asse em forno preaquecido (150ºC) até dourar.



Rosquinha de Leite



Ingredientes: 250g de trigo com fermento, 125g de manteiga com sal, 2 colheres de sopa de açúcar refinado, 6 colheres de sopa de leite frio. Açúcar cristal para cristalizar



Preparo: Misture todos os ingredientes exceto o açúcar cristal. Faça rosquinhas, passe no açúcar cristal e disponha em um tabuleiro. Leve para assar em forno preaquecido a 150ºC. Retire da forma ainda quente.



Rendimento de cada receita: 1kg de biscoitos.


*Dica da chef: Pode-se fazer a massa 1, 2, 3, e cortar com cortadores para utilizá-la de formas variadas. Como banhar com chocolate depois de assado, aromatizar com raspa de limão, fazer as bolinhas da massa e envolver no xerém de castanha, colocar um pedacinho de goiabada no centro antes de levar ao forno. Abuse da criatividade.
SERVIÇO
Jalan Jalan - Endereço: rua Desembargador João Paes, 184, Boa Viagem. Informações: 3325.2178.
by Wanessa Lins-Jornal folhas sabores

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

RESTAURANTE

RESTAURANTE
JALAN JALAN SIGNIFICA EM BALINÊS: CAMINHAR, ANDAR, CAMINHOS.