sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Trufas, Truflles, truffe, Tartufo !!!!


A Trufa (em francês truffe, em italiano tartufo e em inglês truflles) é um fungo subterrâneo que tem sabor e aroma agradáveis.Trufas negras são cogumelos que nascem embaixo da terra nas proximidades de raízes de carvalhos e castanheiras, utilizados na alta gastronomia. São iguarias culinárias da França.
Seu cheiro tem sido descrito como semelhante ao de nozes ou sementes de girassol fritos e até de gás, embora tenha também sido descrito como “um aroma ruim". Nem todas as pessoas são capazes de cheirar o odor deste fungo. Notei que a água em que foram embebidas as trufas tem sabor semelhante ao molho de soja.
Brillat-Savarin chamou a trufa de “o diamante da cozinha” e elogiou os seus poderes afrodisíacos. Enquanto as suas propriedades afrodisíacas não podem ser comprovadas, as trufas são tidas em alto grau de consideração nas melhores cozinhas internacionais.
As Trufas podem ser encontrados no fim do Outono e Inverno, chegando a 7 centímetros de diâmetro e peso até 100g. A produção é quase exclusivamente européia, com a França, representando 45%, Espanha 35%, Itália 20%, e pequenas quantidades de Eslovénia e Croácia.
Quando estive na França provei as mais frescas trufas da minha vida.São para o meu paladar maravilhosamente gostosas,fiquei tão fã que usamos ela no meu Restaurante jalan jalan em vários pratos.Seja em lascas ou em forma de azeite ela da um toque sofisticado a preparação.Estive em uma feira na França que tinha um corredor especialmente para elas (vejam minha foto), com saudades da França.
Karyna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

RESTAURANTE

RESTAURANTE
JALAN JALAN SIGNIFICA EM BALINÊS: CAMINHAR, ANDAR, CAMINHOS.