domingo, 19 de junho de 2011

CAVIAR!!! CAVIAR!!!CAVIAR!!!DO PEIXE ESTURJÃO!!!!


Essa é uma espécie de peixe mais antiga que o dinossouro,a iguaria é ovas salgadas da fêmea do esturjão que vive Mar Cáspio, localizado entre a Rússia e o Irã. Assim como os grãos do café, elas são selecionadas antes de serem comercializadas. Critérios como tamanho, qualidade e odor são levados em consideração antes da separação dos lotes. Das três variedades do caviar, o tipo beluga é "top de linha". Essa espécie selvagem de cor cinza-escura, pele fina e macia está cada vez mais em extinção, apenas o Irã comercializa a versão do ouro negro. Por isso alguns empreendedores de outros países têm obtido caviar em cativeiro. O tipo ostera possui tamanho médio, intenso sabor e sua cor varia entre acinzentada e dourada. E a variedade sevruga apresenta ovas pequenas, negras, uma das “mais baratas”. o caviar é apreciado a milênios pela sua carne doce,macia,demorou séculos para suas ovos serem aceitas pelos europeus.Hoje cobiçada mundo afora.

KARYNA MARANHÃO.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Eu só quero CHOCOLATE!!!


Esse bolo é uma receita de Darren McGrady, que foi o chef pessoal durante quinze anos da Rainha Elizabeth II, da Princesa Diana e príncipes William e Harry na Cozinha Real no Palácio de Buckingham depois da separação da Princesa Diana,ele virou chef pessoal da princesa. Sempre servido na hora do chá, fez tanto sucesso que no casamento recente, o príncipe William pediu para que esse bolo fosse feito além do tradicional!!!

Massa
115 gramas de chocolate amargo.
115 gramas de açúcar.
115 gramas de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1 ovo.
227 gramas de Rich tea biscuits. (É um biscoito que se acompanha o chá, como o biscoito Maria) Eu fiz esses.
½ colher de chá de manteiga para untar.
Modo de fazer a massa
1. Unte levemente um aro de 15 cm e prepare-o com papel filme.
2. Quebre com a mão as bolachas, em pedaços do tamanho de amêndoas e reserve.
3. Bata a manteiga e o açúcar em um bowl até ficar cremoso.
4. Derreta o chocolate e acrescente à mistura de manteiga. Continue a bater.
5. Junte o ovo à mistura.
6. Disponha os pedaços de biscoitos até que eles sejam todos revestidos com a mistura de chocolate.
7. Coloque a mistura dentro do anel bolo preparado. Tente preencher todos os espaços na parte inferior do anel, pois este será o início quando ele for decorado.
8. coloque o bolo na geladeira por pelo menos três horas.
Cobertura
227 gramas de chocolate amargo para o revestimento
28 gramas de chocolate para decoração
1. Retire o bolo da geladeira e deixe repousar enquanto você derrete a 8 onças de chocolate.
2. Deslize o anel fora o bolo e vire de cabeça para baixo em uma grade sobre uma bandeja.
3. Despeje o chocolate derretido sobre o bolo e alise o topo e as laterais com uma espátula.
4. Deixe o chocolate secar na temperatura ambiente.
13. Com cuidado, use uma faca para levantar o bolo da grade e coloque-o sobre um prato onde ele ficará.
14. Derreta as 28 gramas do chocolate e use para decorar o topo do bolo.
È bacana servi-lo em temperatura ambiente.

Beijos temperados com sobor de chocolate!!!

karyna Maranhão.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Já é Páscoa!!!!

foto-confit de peixe com purê de baunilha gelado-por karyna Maranhão para revista Engenho












A Páscoa possui diversos símbolos, dentre eles, o peixe. A Páscoa mantém o sentido da trajetória da história de Jesus Cristo para os cristãos. O peixe, um dos símbolos mais antigos, está vinculado às aparições de Jesus que sempre se liga à presença do peixe em sua história, após a Ressurreição e diz respeito ao próprio Cristo Ressuscitado [(Jo 21,9) e (Lc 24,42-43).Por sua trajetória tão nobre na historia, resolvi dar uma dicas para vocês, não errarem na compra do seu peixe de páscoa,desejo a todos uma grande páscoa em família.

Dicas:

Pacu: carne com poucos espinhos, pode ser preparado grelhado ou assado, sendo muito saboroso.

Pintado: carne sem espinhos, pode ser preparado grelhado, assado ou frito, sendo muito saboroso.

Dourado: pode ser preparado assado, recheado com farofa, ou em postas, sendo considerado o peixe mais saboroso dos rios brasileiros.

Cação: pode ser preparado assado, em postas ou ensopado.

Pescada: carne branca com poucos espinhos, pode ser preparado assado, frito ou em filés.

Cavalinha: carne gorda, pode ser preparado ensopado ou frito.

Sardinha: carne escura, pode ser preparado assado, grelhado ou frito, com muito tempero.

Namorado: carne branca e magra, sem espinhos, pode ser preparado assado, cozido ou ensopado.

Linguado: carne branca e magra, tradicionalmente preparada em filés.

Badejo: pode ser preparado em filés ou postas.

Merluza: carne branca e salgada, pode ser preparado em filé ou espetos na grelha.

Porquinho: carne branca e sem espinhos, de tamanho pequeno, pode ser preparado frito.

Pescadinha: pode ser preparado frito ou ensopado.

A Gordura dos Peixes

Peixes Gordos: A gordura está dispersa por toda a carne e pele:
Anchova, Arenque, Atum, Cavala, Cherne, Enguia, Espadarte, Lampreia, Moréia, Salmão, Sarda, Sardinha.

Peixes Magros: A gordura está praticamente confinada ao fígado:
Bacalhau, Badejo, Carapau, Carpa, Corvina, Dourada, Garoupa, Linguado, Peixe Espada, Pescada, Pregado, Robalo, Salmonete, Tainha, Tamboril, Truta.

Os peixes têm, geralmente, mais água e menos gordura do que a carne bovina, mas o valor nutritivo das suas proteínas é idêntico. A sua gordura é, na maior parte, insaturada. Um caso curioso é o dos caranguejos que nós Pernambucanos da gema adoramos, que têm uma composição semelhante à dos peixes mais gordurosos (salmão, arenque, sardinha, cavala, corvina e pargo), por isso podem incluir-se no mesmo grupo dos peixes gordos. Estes peixes gordos comparam-se às carnes mais gordurosas em relação ao seu grau de digestibilidade. O bacalhau (peixe magro) contém apenas 1% de gordura porque armazena a gordura no fígado (o óleo de fígado de bacalhau), e a solha e o linguado são peixes com baixo teor de gordura (1 a 2 % do seu peso). No lado oposto temos os peixes gordos, como o arenque, o salmão, a sardinha, o atum e a cavala, que na altura da desova podem chegar a ter 25% de gordura.



karyna maranhão

quarta-feira, 23 de março de 2011

Descobrindo o Peru!!!!



O Peru, por sua cultura milenar, é um dos países mais atraentes da América do Sul e com um dos maiores atrativos do mundo.Machu Picchu.Estive recentemente no Peru e acreditem, sai de lá com um encanto a mais sobre gastronomia,esta área que quando mais achamos que sabemos, mas temos o que descobrir,por isso amo esta área inesgotável que é gastronomia. No Peru em particular foi muito bem recebida por chefs de cozinha ou seus representantes,que com muito carinho, passaram suas técnicas, e ate com muito bom humor, já que fala pouco a língua deles, fico feliz em posta no meu blog o imenso carinho que foi recebida, como chef de cozinha, posso afirmar com certeza que minha cozinha tem antes e depois do Peru e para meus amigos chef fica meu depoimento PRESTEM ATENÇÃO NELES e na primeira oportunidade arrumem as malas e vão para lá!!! uma coisa muito proveitosa que não é barato mas é um excelente investimento é você fazer um curso temporário para chefs gourmet no LE CORDON BLEU,a precisão de cortes, molhos tempo de preparação é absurda e você sai com certificado acadêmico o que é muito bom para qualquer currículo da área, não é por acaso que é a mais reconhecida do mundo, para a de Lima onde fiz curso, meus aplausos de pé para todos os professores que tive a honra de passa em suas respeitadas cozinhas. Já CUZCO. Antiga capital do império Inca e onde por todos os lados estão presentes as marcas do passado de uma civilização que há mais de quinhentos anos foi capaz de realizar feitos incríveis nas aéreas de construção, arquitetura, artesanato e gastronomia. É possível passar horas andando nas ruas da cidade, apreciando o artesanato e sua arquitetura. A noite é bem agitada pela presença de turistas do mundo todo, e é uma ótima oportunidade para conhecer pessoas de diversas nacionalidades e se come também, muito bem. Tive a oportunidade de fazer uma digamos maratona gourmet e passei por 25 restaurantes por lá dos famosos como o RAFAEL que é absurdo de bom ao Astride e Gastón. Fui do restaurante turístico ao freqüentado por locais,mas gostaria de fazer uma postagem única sobre eles para não ser injusta com nenhum e deixando bem claro minha opinião sobre cada técnica e apresentação, deixando um roteiro de restaurantes com preços justos e com chefes simpáticos, que fazem seu trabalho bem feito e outros nem tanto, que vivem de fama e glamour, mas como disse é outra postagem.


“Na vida existem três caminhos: O certo, o errado e o do coração. O certo, nem sempre é o certo. O errado, nem sempre é o errado. Mas o do coração é sempre o caminho do coração. Portanto, siga sempre o seu coração!”

Ditado inca que adorei e realmente acredito.

karyna Maranhão

quinta-feira, 17 de março de 2011

CONSULTORIA GASTRONÔMICA E EVENTOS por karyna Maranhão!!!



Algumas coisas nos remetem ao que de melhor há na vida.
E é justamente para estar ao seu lado nestes momentos
que karyna Maranhão Gastronomia e Eventos foi criada.

Contando com uma equipe de profissionais altamente
qualificados para atender ao seu evento,
realiza todo o seu projeto com destreza,amor
e bom gosto, elaborando desde o menu até a decoração
do ambiente.
Navegue em nosso facebook e conheça mais sobre a chef karyna Maranhão!

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Um charme chamado Flor de Sal


Flor de sal, ainda não é tão popular no Brasil quanto o sal de cozinha do dia-a-dia, e talvez nunca venha a ser. Mas é uma iguaria que merece ser descoberta e mais apreciada, um tempero tão fino quanto o nome sugere, é a parte mais nobre extraída do sal. Trata-se da primeira camada, a mais fina, que fica cristalizada na superfície das salinas depois que se forma o sal. Nasce como espuma e é coletada com a mão, de tão delicada. Os alquimistas da boa mesa recomendam o ingrediente, enquanto os gourmets mais antenados já incrementam seus saleiros com o condimento especial. Qualquer prato renova seu sabor com a flor de sal.
A flor de sal não serve para colocar na água e fazer macarrão,arroz ou feijão.Ele é um tempero delicado, daqueles usados para se finalizar um prato e dar um acabamento especial. Já é um produto que tem um mercado bom no sul e sudeste do Brasil. No exterior, toda região salineira produz as suas flores de sal, com um bom mercado consumidor.Quem saboreia um produto temperado pela flor, e depois pelo sal comum, sente logo a diferença a flor de sal tem o sabor delicado e delicioso. Fica ótimo em saladas, em algumas massas, e mesmo saboreado cru, sem nada ou para finalizar um prato comer com ostras etc. É um sal que não agride a boca. Os preços na loja variam de 4,50 a 22 reais. Eu conheço e recomendo.

Beijos e beijos

Karyna Maranhão

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

FESTIVAL DO ALHO NEGRO NO JALAN JALAN!!!


Olá gente é com muito prazer que trago para o Jalan Jalan o festival do alho negro. O alho negro é um alho normal, que passou por um processo de fermentação e envelhecimento de cerca de 25 dias,tempo no qual os açúcares e aminoácidos se unem, produzindo uma substância chamada melanoidina, responsável pela coloração, e tornou-se macio, adocicado e escuro.
Há muitas décadas o alho negro é consumido na Coréia, Tailândia e Japão por ser um alimento riquíssimo em antioxidantes, ajudar no combate ao colesterol e possuir propriedades anticancerígenas. Mas seu uso culinário é recente -- alguns afirmam que os japoneses foram os primeiros a utilizá-lo, em 2000 -- e popularizou-se rapidamente pelos EUA a partir de 2008. Além de ser supersaudável, ele tem sabor suave, com toques doces de tâmara e ameixa e vinho,com consistência deliciosamente pastosa. Tudo isso chamou a atenção de um dos papas da gastronomia mundial, o chef espanhol Ferran Adriá. Em 2007, durante uma viagem ao Japão, Adriá conheceu o alho negro, adorou, levou para seu restaurante, El Bulli, e começou a criar pratos. Foi, um prato de Peixe-Sapo com Alho Negro que o chef José Barattino, do Emiliano, interessar-se pelo ingrediente e tornar-se o primeiro cozinheiro no Brasil a fazer, uma receita com o alho.


Entradas
Bruscheta de brioche lascas de bacalhau com alho negro

Veloute de abóbora e manjericão alho negro e croouton

Pratos
Porco com farofa crocante e alho negro

Linguine ao alho negro com camarão crocante

Bacalhau ao alho negro e mousseline de mandioquinha no maçarico

Sobremesa
calda de vinho do porto mousse de chocolate branco e lascas de alho negro

Aguardo todos vocês para degustarmos essa deliciosa iguaria do dia 27 de janeiro a 5 de feverreiro

Beijos e Beijos

Karyna Maranhão

RESTAURANTE

RESTAURANTE
JALAN JALAN SIGNIFICA EM BALINÊS: CAMINHAR, ANDAR, CAMINHOS.